quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estudos Bíblicos


A GRAÇA NA PRÁTICA OU A PRÁTICA DA GRAÇA



É verdade que fomos escolhidos por Deus para a salvação, e que pela Sua misericórdia nos gerou de novo e nos tornou Seus filhos através da ressurreição de Jesus Cristo, conforme 1 Pedro 1:3:Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
 É verdade que o Senhor Deus, o Pai, nos levou a Jesus Cristo,Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia; João 6:44, e é também verdade que quando o Pai nos levou a Jesus Cristo, Ele, o Filho, nos atraiu ao Seu Corpo para fazer da Sua morte, a nossa morte: E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo João 12:32.
É verdade que morremos, porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:3. Também sabemos que o corpo do pecado que nos levava a ser pecadores foi totalmente destruído; sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; Romanos 6:6
Quando nos olhamos no espelho, vemos que somos aquela mesma pessoa, pelo menos na aparência,com quem estamos tão acostumados a ver e de quem sabemos toda a  história. O fato relevante é que, embora o vaso seja o mesmo e, aparentemente, seja igual, houve uma morte e uma ressurreição  dentro  desse  corpo. O espírito morto, que agora  foi vivificado, e essa  alma, que trás registrada na memória o período em que estava em trevas e que foi condicionada ao raciocínio da escravidão, experimentam agora a presença Santa da Vida de Cristo.É preciso, com urgência ter a mente reciclada para que se possa raciocinar como nova criatura.
 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:17-24.
O despojar do velho homem deve ser  tratado na maneira de pensar como velha criatura, já que, de fato, foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído. Isto significa que os nossos pensamentos têm que ser estabelecidos conforme convém a uma nova criatura. Os pensamentos do homem foram os seus norteadores quando na impiedade: “entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.Efésios 2:3.  Agora, como regenerados, precisamos entender quem  realmente é essa nova criatura; não tendo mais passado (no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem), tudo o que se refere a ela, nova criatura, é totalmente novo: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas2 Coríntios 5:17.  Agora  toda a visão, operação e modo de pensar são diferentes (e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade), pois pela Sua Graça, o Senhor Jesus nos tornou completamente outros; Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.1 Coríntios 1:30.
A prática da nova maneira de pensar leva-nos a uma forte convicção do conhecimento da grandeza e intensidade da obra de Cristo em nós: “para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo” (Colossenses 2:2).
Não basta apenas crer na nossa morte e ressurreição juntamente com Cristo, embora sejam os únicos fundamentos realmente válidos. É necessário trazer sempre à memória o fato dessa morte e a nossa identificação nela, para que as nossas mentes e corações sejam impregnados com essa verdade e em todas as situações que se apresentem fique evidente essa operação da Graça de Deus em nós. Temos que levar sempre no corpo o morrer de Jesus para que experimentemos a manifestação de Sua vida em nossos corpos:  levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo” (2 Coríntios 4:10).
 O levar no corpo o morrer de Jesus está intimamente ligado à ação diária de  levarmos a cruz de Cristo, que é a nossa cruz: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23), e a contínua confissão desse fato, conforme Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.
A evocação  da realidade da nossa morte e ressurreição juntamente com Cristo, faz com  que a nossa mente considere que naquele vaso de barro há um tesouro inestimável que é a Vida de Cristo: Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 2 Coríntios 4:7. Embora olhemos para nós e consideremos que somos aparentemente os mesmos, o fato é que naquele corpo habita agora toda a Divindade, e  a Graça de Deus é que opera em nós é  nos faz agir, pensar, vencer, operar, manifestar a Vida de Cristo e refletir a Glória do Senhor: Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor2 Coríntios 3:18.
O problema que enfrenta o regenerado em tomar posse de todas as bênçãos que no Senhor Jesus Cristo recebemos, conforme Efésios 1:3, Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, está na falta de entendimento da plena Graça de Deus. Olhamos para nós e consideramos que, por sermos falhos não  poderia haver uma operação Divina através de nós. Talvez o nosso conhecimento teórico da Graça não se coadune com a sua aplicação prática, visto que sabemos o que é Graça para a salvação, mas não consideramos a sua aplicabilidade no Homem quanto à vida. Deus escolheu aquilo que não tinha valor para que Ele atribuísse o valor à Sua obra: E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são . 1 Coríntios 1:28,“Ouvi, meus amados irmãos.Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5, Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. Lucas 12:32
A confissão diária de  nossa morte juntamente com Cristo, nos faz ficar mentalmente atentos a realidade da vida de Cristo em nós. Talvez alguns estejam procurando em outros lugares o modo pelo qual “terão” vidas abundantes, por entender que deve acontecer algo sensorial e extraordinário quando essa vida se manifestar, mas a receita da Palavra de Deus é: levando sempre no corpo o morrer de Jesuspara que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.  É levando no corpo essa morte que a Vida se manifesta, e isso é Graça, quando nada do que fomos interessa, e aquilo que somos, fazemos, faremos ou seremos é tão somente fruto da operação da Graça de Deus em nós e através de nós, tornando-nos  operantes para as boas obras que Deus de antemão preparou, para que andássemos nelas: Porque somos feitura sua,criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10. Seremos  capazes de realizar muito mais do que nós imaginamos: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo 1 Coríntios 15:10.
As nossas mentes, como regeneradas, têm que considerar essa mudança sob pena de não tomar posse de tudo quanto recebemos em Cristo Jesus, e só com a renovação do nosso entendimento é que poderemos saber a vontade de Deus: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2.
A Graça, na prática, sé manifesta  quando olhamos para nós e  sabemos que somos regenerados, e consideramos que nada podemos fazer por nós mesmos, mas que n’Ele podemos todas as coisas, exatamente como o Senhor Jesus disse: Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.” João 15:5 e  Posso todas as coisas naquele que me fortaleceFilipenses 4:13.
Com o nosso entendimento renovado, temos a mente de Cristo:Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16.  Diferentemente daqueles  que viram a regeneração como uma promessa distante, conforme Hebreus 11:13 “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra, agora podemos ter o entendimento de Cristo, e vemos na comparação dos textos de Deuteronômio e o de Mateus, essa introdução do entendimento:Deuteronômio 6:5 Amarás, pois, o SENHOR, teu  Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força., e Mateus 22:37Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. E com esse entendimento pratiquemos a Graça para sermos sal na terra e luz neste mundo e assim faremos com vigor  a  obra  do  nosso  Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário