segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Deus Tem Falado Através Dos Profetas


Our hearts reach upward in praise.
2.1 Os céus proclamam a glória de Deus...Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos (Salmo 19:1,8).

O Salmo do Rei Davi fala da mensagem da natureza sobre Deus - e fala também de outra mensagem. Nós "vemos" não somente pelos luzeiros que Deus colocou nos céus. Nós vemos também através de outra luz, uma luz espiritual, "os mandamentos de Deus". Para conhecer a Deus o homem precisa mais luz do que só a natureza nos dá.

2.2 A NATUREZA POR SI SÓ NÃO É SUFICIENTE

A natureza tem muitas lições valiosas para nós. A incrível ordem de todas as coisas, vivas e não vivas, nos falam de uma sabedoria e poder muito, muito mais alto do que o nosso. Nossos corações se elevam para o alto em oração. As "leis da natureza" são sempre tão invariáveis, tão seguras, que nos levam a acreditar que podemos confiar no grande Legislador.

A natureza também levanta muitas perguntas. Por exemplo, tendo em vista que Deus é tão grande, Ele se importa conosco que somos tão pequenos? Alguns sentem que Deus é grande e distante demais para pensar nas pessoas da terra. Assim, eles se voltam a coisas desta terra, ou a outros espíritos, para ajudá-los nos momentos de dificuldade.

Outros sentem que Deus está contra eles. Eles dizem: "se a fartura de alimentos é um sinal da bondade de Deus, o que significa a falta de comida? Nos momentos de sofrimento e morte, Deus mudou sua forma de bondade?" A natureza por ela mesma não nos dá detalhes importantes sobre o caráter e pensamento de Deus. Não nos diz como nos aproximar dEle. Levanta as perguntas, mas não nos dá as respostas que precisamos.


2.3 O DEUS QUE FALA
Porque algumas pensam que é tão estranho que Deus fale ou se comunique de alguma maneira? Com certeza, a lógica nos diz que Ele deve ser capaz de se comunicar. Os humanos falam (alguém diria "até demais"). Eles são mais aptos do que seu Criador? O grande Criador dos humanos é menos capaz de se comunicar? Quando alguns pensaram que Deus deixou de notar seus pecados, o escritor de Salmos argumenta desta forma:Does He who formed the eye not see? Psalm 94:9
O que fez o ouvido, acaso, não ouvirá? E o que formou os olhos, será que não enxerga? (Salmo 94:9)
Podemos continuar esse pensamento lógico: "Aquele que fez a boca não pode falar? Aquele que deu a linguagem não pode usá-la? Se Deus escolhesse usar mensageiros especiais, Ele não providenciaria a esses mensageiros uma linguagem clara?

A Bíblia nos fala sobre a ocasião quando Deus enviou Moisés para liderar Seu povo para fora do Egito. Quando Moisés teve dúvidas, Deus argumentou com ele dessa forma:
Quem fez a boca do homem?... Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar (Êxodo 4:11-12).
É claro que Moisés podia falar. Ele simplesmente estava preocupado que poderia não falar bem - suas palavras poderiam não ser tão claras e bem escolhidas. Deus assegurou a ele que Ele, o Criador da boca e da fala, faria o que fosse necessário para uma mensagem clara. Se ficamos preocupados de que a mensagem de Deus é dada de forma deficiente ou ininteligível, podemos parar de nos preocupar. Deus não apenas se comunica, Ele se comunica muito bem.
2.4DEUS FALOU ATRAVÉS DOS PROFETAS
Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas (Hebreus 1:1)
O amor de Deus para as pessoas é tão grande que Ele não permaneceu em silêncio. Ele não nos deixa sozinhos e ignorantes. "DEUS FALOU" Ele poderia ter se comunicado de várias formas. "Outrora", no passado, Ele escolheu falar "pelos profetas". Profetas são os oradores (porta-vozes) de Deus, passando adiante a mensagem de Deus ao povo.

O escritor do livro de Hebreus não teve dúvidas sobre quem aqueles profetas eram. Ele freqüentemente os citava - profetas como Moisés (Hebreus 1:6; 8:5), Davi (Hebreus 1:5a,8;4:7), Natã (Hebreus 1:5b), Isaías (Hebreus 2:13); Jeremias (Hebreus 8:8), Habacuque (Hebreus 10:37) e Ageu (Hebreus 12:26). Hebreus capítulo 11 também cita vários profetas. Nós os chamamos de profetas do Velho Testamento. O livro de Hebreus mostra que as palavras dadas através desses profetas não foram suas próprias palavras, mas as palavras de Deus. Quando Hebreus faz uma citação de Salmo 95, ele reconhece que aquele Salmo foi escrito pelo Rei Davi. Olhe novamente como é expressado: "Deus... falando por Davi" (Hebreus 4:7). Hebreus 3:7 diz que as mesmas palavras de Davi são ditas pelo Espírito de Deus: "Assim, pois, como diz o Espírito Santo"... Da mesma forma, através dos escritos de Jeremias: "nos dá testemunho também o Espírito Santo..." (Hebreus 10:15).

Hebreus e outros livros da Bíblia freqüentemente falam dessa forma. Neemias 9:20,30 é um exemplo do Velho Testamento. Nos fala como o Espírito de Deus estava em Seus profetas, ensinando e advertindo Seu povo durante muitos anos. Na Bíblia não há dúvida sobre isso. Deus falou por Seus profetas. Ele falou tão claramente que o povo muitos e muitos anos mais tarde podiam confiar nessas palavras. Os livros de Neemias e Hebreus foram escritos centenas de anos depois que os velhos profetas morreram. Ainda assim faziam citações das palavras desses profetas e confiavam nelas como as verdadeiras palavras de Deus.
2.5 COMO OS VERDADEIROS PROFETAS DE DEUS ERAM RECONHECIDOS?
But any person can claim to be a prophet speaking for God. He may do this to get money or power or fame.Mas, qualquer pessoas pode afirmar ser um profeta, falando de Deus. As pessoas podem fazer isso para conseguir dinheiro, poder ou fama. Alguns podem até fazer isso sinceramente, por suas próprias "boas" razões. Este era um problema no passado e ainda é um problema hoje. Muitos dos que afirmam hoje em dia falar por Deus ficam discutindo um contra o outro. As mensagems deles não concordam. Depois de falar sobre os verdadeiros profetas de Deus, que viveram muito tempo atrás, o apóstolo Pedro adverte:
Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres (2 Pedro 2:1).
Deus sabia que haveriam falsos profetas. Ele também sabia que as pessoas poderiam ter problemas em saber qual deles seria verdadeiro, e qual seria falso. Então, Deus tornou claro, quais profetas foram enviados por Ele.
Olhe novamente o exemplo de Moisés, quando Deus fez dele um profeta para conduzir sua mensagem ao Egito. Moisés tinha crescido no Egito e não era conhecido como profeta naquela época. Como o povo poderia saber que Deus tinha feito dele um profeta? O povo poderia pensar nele até mesmo como um falso profeta. Moisés disse a Deus:
Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu (Êxodo 4:1).
God told Moses to throw his stick on the ground.Deus respondeu a Moisés que jogasse sua vara no chão. Pelo poder de Deus, a vara se tornou uma cobra. Então Ele disse a Moisés para pegá-la. Pelo poder de Deus, ela se transformou novamente numa vara.
"para que creiam que te apareceu o SENHOR, Deus de seus pais (Êxodo 4:5).
Deus deu a Moisés então muitos outros milagres - tão maravilhosos quanto estes - para provar também que ele vinha de Deus. Deus chamou estes de "sinais" (Êxodo 4:8,30). Porque eles foram como um sinais de transito para as pessoas, indicando os verdadeiros profetas de Deus.
Nós devemos entender que os inimigos de Deus também tinham algum poder. Os mágicos e feiticeiros do Egito "por meio de suas ciências ocultas", copiaram algumas coisas feitas por Moisés (Êxodo 7:11). Mas, Deus tem todo poder, então seus milagres foram sempre maiores. Ele mostrou o tipo de poder que somente o Criador tem sobre a Sua criação. O poder em Moisés foi tão grande que todos podiam ver que Moisés era o profeta de Deus.
2.6 TESTES PARA PROFETAS 
Uma vez que Deus tinha provado a autoridade de Moisés, não era sempre necessário que os profetas verdadeiros depois dele fizessem os milagres que ele fez. Mas, através de Moisés, Deus deu testes para os futuros profetas. Naquele tempo qualquer "profeta" que falhasse nesses testes seria morto. Deuteronômio 18:20-22 fala de um desses testes:
Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.

NTLH: O Senhor disse também: "Se um profeta tiver o atrevimento de dar uma mensagem em meu nome, quando eu não lhe tiver dito nada, ou se falar em nome de outros deuses, deverá ser morto". Mas, vocês vão ficar pensando assim: "Como é que vamos saber que aquilo que o profeta diz não é mensagem de Deus, o Senhor?" Fiquem sabendo que, se um profeta falar em nome de Deus, mas se o que disser não acontecer, então o que disse não foi mensagem de Deus. Esse profeta foi atrevido, e vocês não precisam ter medo dele.
God also knew that some dreamers and leaders might foretell events.Ainda assim, Deus também sabia que alguns sonhadores e líderes poderiam predizer eventos que na verdade podem acontecer (Isso pode acontecer por sorte, ou poderes talentosos como os mágicos egípcios tiveram). Então, em Deuteronômio 13, Deus disse como testar esses casos:
Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma (Deuteronômio 13:1-3).
We have seen 3 tests.Nós vimos três provas: Todos os profetas depois de Moisés foram provados como sendo verdadeiros por...
"Sinais" - se eles tinham algum sinal - claramente mostrando o poder do Criador sobre a criação (Os poderes fracos dos mágicos não eram uma prova).
Tudo o que eles predisseram se tornando verdade. (Deus nunca mente ou comete um engano).
Estando de acordo com o que Deus tinha revelado sobre Si mesmo a Moisés. (Deus não nega a Si mesmo ou nega Seus próprios ensinamentos).
2.7APRENDENDO DOS PROFETAS
Falsos profetas não tinham o poder de Deus ou a verdade de Deus. Num momento ou outro todos eles falharam ao passar por essas provas. Desta forma, por muitos séculos, Deus tornou claro quais eram seus verdadeiros profetas, e quais não eram. É por essa razão que a Bíblia não apenas diz "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas" (Hebreus 1:1), mas ela na realidade nos dá o nome daqueles verdadeiros profetas. Seus escritos são chamados de "Escrituras", são as palavras de Deus através de Seus profetas provados.
Se nós realmente buscarmos a Deus e Seu caminho, nós iremos às Escrituras. Na Lição 5 veremos mais sobre a declaração das Escrituras que diz ser ela a verdade dada pelo próprio Deus (2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:20-21).

Let's Sum It Up
Que grande amor Deus tem nos mostrado ao escolher falar conosco. Que grande sabedoria Deus mostrou quando escolheu falar para as pessoas através das pessoas! Pois isso significa que Ele escolheu falar na linguagem humana - a linguagem que podemos entender! Aqui está uma mensagem muito mais clara do que a natureza por si só pode nos dar. Acima de tudo, aqui estão as palavras de Deus que podemos ler por nós mesmos. Porque a mensagem dos profetas tem sido passada para nós através do registro de confiança que é chamado de "as Escrituras". Deveriamos honrar a Deus aprendendo e seguindo as Escrituras.

Thank You for speaking...so that we can understand...
Senhor Deus, como a vida seria escura pra nós se o Senhor tivesse ficado em silêncio! Nós somos muito agradecidos pelo fato de que o Senhor falou. Obrigado por se importar tanto a ponto de falar através de seres humanos como nós e na linguagem humana, para que nós possamos entender...


Nenhum comentário:

Postar um comentário